O jovem Raya Martin , nascido em Manila, em 1984, tem se destacado há mais de 5 anos em festivais internacionais. Em 2004, realizou seu primeiro longa-metragem, o documentário A Ilha no Fim do Mundo , enquanto ainda cursava o Instituto de Cinema da Universidade das Filipinas. Seu primeiro longa de ficção, Um Pequeno Filme sobre o Índio Nacional (ou A Prolongada Agonia dos Filipinos) , de 2006, faz parte de uma ambiciosa trilogia sobre a história da ocupação estrangeira nas Filipinas, retratando o fim da Era Colonial Espanhola. Em 2009, deu seguimento à trilogia com Independência , focando-se na ocupação americana no começo do século XX. A terceira parte, ainda não realizada, cuidará da ocupação japonesa ocorrida durante a II Guerra Mundial. Raya ainda realiza, paralelamente, duas outras trilogias temáticas: uma sobre cinema, composta por Em Cartaz , ( Now showing ),  Next Attraction e o ainda não realizado  Coming Soon ; e outra sobre sua biografia pessoal. Nesse período, também dirigiu outros tantos curtas-metragens. Foi o primeiro cineasta filipino a participar da residência do Cinéfondation, oferecida pelo Festival de Cannes, ao qual já esteve algumas vezes com seus filmes.

Filmes na mostra:

Em cartaz

A ilha no fim do mundo

Independência

Manila

Um pequeno filme sobre o Índio Nacional (ou a prolongada agonia dos filipinos)

Projeções de vida

Vida longa ao cinema filipino!

Saiba Mais:

Unspoken Cinema - Raya Martin Excelente guia com links para entrevistas, críticas e informações sobre a obra de Raya Martin

Independencia Excelente site do filme Independência produzido pela Associação Cultural Independencia (os títulos são mera coincidência). Contém biografia, entrevista com Raya Martin, informações e material iconográfico do filme.

Residência em Cannes Série de artigos publicada por Raya Martin para a revista Criticine. O realizador comenta sua experiência durante o período de residência do qual participou no Cinéfondation do festival de Cannes.

Entrevistas:

http://www.blogsandocs.com/?p=406 Por Blogs and Dogs, 2009

http://www.dailymotion.com/tag/RayaMartin Por Cahiers du Cinema, 2008 (video). Em ocasião da exibição de Em Cartaz , no Festival de Cannes, 2008

http://www.cinema-scope.com/cs27/int_peranson_martin.html Por Mark Peranson, 2006

http://www.dmc.keio.ac.jp/en/review/torino_garcia2.html Por Roger Garcia, 2005